Forever Young - Com Carool: Cantinho da nutrição: Benefícios do Ômega 3 para sua saúde

7 de ago. de 2014

Cantinho da nutrição: Benefícios do Ômega 3 para sua saúde

Oiiiiii meninas, quem ai já ouviu falar do ômega? Bom, cada vez mais as pessoas estão atentas aos benefícios de diversos tipos de elementos que existem nos alimentos e um deles é o ômega 3, que se tornou mais conhecido recentemente, não somente pelo fato das pesquisas científicas, mas também pela grande mídia, que está divulgando cada vez mais os benefícios deste elemento no organismo.


O principal benefício do ômega 3 é a sua propriedade anti-inflamatória, que contribui na prevenção de todas as doenças que estejam relacionadas a inflamações no corpo e outro benefício muito importante é a redução no risco de doenças relacionadas ao coração. Ele representa uma família de ácidos graxos e os tipos mais frequentes e melhores para a saúde são: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, como: diabetes; Acidente vascular cerebral (derrame); Artrite reumatóide; Asma; Síndromes inflamatórias intestinais (colites); Declínio mental. Alguns estudos também indicam que o Omega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.


As melhores fontes de ômega 3 são os peixes, comer sardinha, salmão e outros peixes de água fria. Outras fontes são sementes de linhaça, vegetais verdes escuros, castanhas e nozes.



Amigo do cérebro e do coração

No cérebro ele age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. O ácido graxo também conta com efeito vasodilatador e por isso ocorre o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes. E no coração, O ômega 3 age de duas maneiras para proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular. O EPA diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um derrame ou infarto, e também reduzem os níveis de triglicerídeos, outro tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração. 


O coração é um órgão vital para a vida, portanto, é necessário todo cuidado, principalmente a alimentação. Inclua diariamente na sua dieta, frutas e vegetais e exclua frituras, sal e açúcar em excesso. Viva saudavelmente! Espero que tenham gostado. Muito obrigada, Beijoss! 
Ariane Silva - Nutricionista CRN9/13613





Nenhum comentário:

Postar um comentário